terça-feira, 30 de setembro de 2008
Leitura, escrita e alfabetização
Quando pensamos alfabetização, logo vem a indagação:
Que aluno queremos? O que esperamos de
nosso aluno? Que leitura de mundo devem adquirir? Quais
as atividades que devem ser priorizadas no cotidiano
escolar? Como nossos objetivos na alfabetização em busca
de uma leitura mais significativa serão alcançados?
Essas e muitas outras indagações nos cercam diariamente. E, certamente, cabe ao professor enquanto orientador do processo educacional, um trabalho mais rico, criativo e voltado para uma aprendizagem mais efetiva na busca do letramento, isto é, uma verdadeira leitura em que os alunos não apenas cheguem a alfabetização mas que tenham a verdadeira compreensão da escrita e do mundo que os rodeia.
O que fazer? Penso que devemos criar um ambiente repleto dos mais variado material letrado:com muitos recursos visuais, livros, revistas, jornais, panfletos,hora e cantinho da história, criando assim um ambiente rico com diferentes tipos de letras e recursos da escrita. O professor também deve ler diariamente para os alunos, pois o exemplo é a melhor lição que deixamos para nossos alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário